Vendaval deixa mais de 2 milhões de imóveis sem luz em SP; funcionários de hospital atendem pacientes na calçada
10/12/2025
(Foto: Reprodução) Vendaval com ventos de quase 100 km/h causa caos em São Paulo
Ventos de quase 100 km/h cancelaram voos, derrubaram árvores e deixaram milhares de casas, empresas e comércios sem luz em São Paulo. O vendaval é consequência do ciclone que se formou no sul do país.
Foi assustador. O vento arrancou telhados, estourou portas e janelas de vidro. Não poupou nem a sinalização de trânsito, nem o papai Noel. As rajadas chegaram a 96 km/h no aeroporto de Congonhas, segundo a Força Aérea Brasileira. Cerca de 200 voos foram cancelados ou desviados dos aeroportos de Congonhas e de Guarulhos. Os ventos derrubaram árvores em cima de casas e carros. O trânsito estava parado quando o Marcos Assis ouviu os estalos de uma árvore.
“Eu consegui dar uma rézinha de meio metro porque tinha carro atrás. E esse meio metro foi o que me livrou de não ter caído bem no meio”, conta.
Em uma rua em um bairro da Zona Sul de São Paulo, uma árvore caiu por volta das 9h. Não chovia naquele momento, mas ventava bastante. Ela quebrou um poste, rompeu os fios de eletricidade. Os moradores estão sem energia em casa há quase oito horas. Também destruiu dois carros.
Uma equipe da prefeitura chegou a ir para o local tentar retirar os galhos e liberar a rua, mas não conseguiu porque os fios ainda estão energizados. Para conseguir trabalhar, os comércios no entorno estão contratando geradores. Por pouco ninguém se feriu. O empresário Eduardo Henrique estava a menos de 5 m da árvore:
“Parecia que um avião caiu, derrubou transformador, entortou o poste. Entendeu?”.
Em pelo menos dois pontos da capital paulista, fios pegaram fogo. 2,2 milhões de imóveis ficaram sem luz na Região Metropolitana. Por causa do apagão, pacientes foram atendidos na calçada do Hospital São Paulo. Consultas tiveram que ser remarcadas. Amélia, de quase 90 anos, esperou mais de quatro horas na rua.
Segundo a Defesa Civil, galhos causaram ferimentos leves em quatro pessoas.
Por segurança, a Prefeitura de São Paulo fechou todos os 119 parques municipais. Na segunda-feira (8), uma tempestade já tinha derrubado árvores no Parque Ibirapuera. Agora, é feito o corte dos galhos antes da remoção.
A Enel informou que 1,3 mil equipes estão nas ruas para religar a energia dos imóveis.
Vendaval deixa mais de 2 milhões de imóveis sem luz em SP
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Ventania chega a 98 km/h em SP, deixa mais de 2 milhões de imóveis sem luz, derruba árvores e cancela voos
Chuva forte e ventos de quase 70 km/h causam estragos em cidades do interior de SP