'Nunca limitem seus sonhos', diz drag do RS escolhida por RuPaul para competição global
17/01/2026
(Foto: Reprodução) 'Nunca limitem seus sonhos', diz drag do RS escolhida por RuPaul para competição global
A drag queen Fontana, natural de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi confirmada como uma das participantes da nova temporada do "RuPaul’s Drag Race UK vs The World", reality show de competição entre artistas performáticas de todo o mundo.
A artista gaúcha, que mora na Suécia, foi escolhida pela própria RuPaul, uma das drags mais famosas do mundo, para competir na edição especial do programa, produzida pela BBC no Reino Unido, que reúne as participantes favoritas de franquias globais.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Esta é a segunda vez que uma brasileira é julgada pela apresentadora e a primeira vez de uma gaúcha na competição. Em 2023, Fontana conquistou o segundo lugar na versão sueca do reality.
"Eu nunca imaginei ser convidada pra voltar pela minha maior inspiração, pela minha ídola, que é a RuPaul, né? A RuPaul mudou a minha vida", disse a artista em entrevista ao g1 RS.
Desde sua participação no programa sueco, Fontana foi convidada para um musical, realizou sua própria turnê, tornou-se embaixadora de marcas e foi jurada na edição brasileira da franquia.
"Eu fiquei em segundo lugar, mas se tudo que me aconteceu depois do programa não foi vencer, o que é vencer, não é verdade?", reflete.
O convite para retornar ao programa veio de forma inesperada. Fontana conta que estava em um evento de maquiagem quando recebeu a ligação.
"Pensei que fosse trote. Eu lembro que eu achei uma moita e vomitei na moita de tão ansiosa e nervosa que eu fiquei", relembra, aos risos.
Para a preparação, Fontana conta que precisou aperfeiçoar habilidades como a costura e se adaptar ao sotaque britânico. O maior desafio, segundo ela, foi o nervosismo de estar diante de sua maior referência. "Estar na frente da RuPaul é uma sensação de a alma sair do corpo. É uma presença muito forte", descreve.
A artista garante que suas raízes estarão presentes em suas entregas. Segundo ela, os looks e performances contarão a história da menina de São Leopoldo que chegou ao maior palco do mundo.
"A minha essência é brasileira, o meu coração é brasileiro, o meu sangue é brasileiro. Eu não queria uma história de coitadinha, de vitimismo, sabe? Eu queria trazer a história da guerreira, uma história de vitória", afirma.
Fontana usou música de Lady Gaga durante performance com coração de plástico no palco do "Drag Race"
Reprodução
Perfil
Nascida na Vila Esperança, filha de uma auxiliar de enfermagem e de um borracheiro, Fontana enfrentou homofobia na infância e adolescência. Ela recorda que, por sua origem e por ser afeminada, ouviu de muitos que não teria futuro.
"Muitas pessoas, por ser da periferia de São Leopoldo, achavam que eu ia entrar pro crime ou que por eu ser muito afeminada eu ia acabar entrando em coisas ilícitas. Isso nunca aconteceu, porque a minha verdade, a minha essência, era muito maior que isso", pontua.
Fontana deixa uma mensagem de inspiração para jovens LGBTQIA+, baseada em sua própria jornada.
"A mensagem que eu já tinha deixado antes era: acreditem em vocês mesmos. Mas a mensagem que eu deixo agora é: nunca limitem os seus sonhos. Porque a vida pode surpreender e você pode chegar muito mais longe do que você imaginou", finaliza.
Artista de São Leopoldo retorna como competidora em edição com favoritas globais escolhidas pela criadora do programa
Arquivo pessoal
VÍDEOS: Tudo sobre o RS