Mesmo com redução nos atropelamentos, acidentes com ônibus ferem gravemente duas idosas em Jundiaí
06/07/2025
(Foto: Reprodução) Apesar da redução no número total de atropelamentos, duas idosas sofreram acidentes graves ao descer de ônibus do transporte coletivo. Família denuncia falta de apoio e versões conflitantes sobre acidente. Jundiaí lidera mortes no trânsito no interior de SP
Entre janeiro e maio deste ano, 32 pessoas foram vítimas de atropelamentos em Jundiaí (SP), segundo dados do Infosiga, sistema do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). No mesmo período de 2024, foram registrados 85 casos. Nenhum deles teve mortes.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Entre as vítimas, está Joselina da Silva, mãe de Simone da Silva Cesáreo. A idosa, de 72 anos, foi atropelada por um ônibus do transporte público no dia 24 de junho e permanece internada.
"Está com os dois pés feridos, o esquerdo está muito machucado, teve várias quebraduras. Ela teve que fazer uma operação de muito risco, que o médico chegou a falar para nós que ela poderia não sair viva, porque perdeu muito sangue", relata a filha.
De acordo com a Transurb, empresa responsável pelo transporte coletivo em Jundiaí, Joselina teria descido do ônibus, tropeçado e caído na via, sendo atropelada em seguida pelo próprio veículo.
Já a prefeitura diz que a passageira sofreu um mal súbito, caiu e foi atropelada. No entanto, uma amiga de Joselina, que estava com ela no momento do acidente, contesta ambas as versões e afirma que nenhuma corresponde ao que realmente aconteceu.
"Quando ela começou a descer, a motorista fechou a porta, prendeu o braço dela, aí a Joselina puxou o braço, aí ela caiu e a motorista passou com a roda em cima dos dois pés dela", afirma Daniela dos Santos.
A filha de Joselina afirma que a família não tem recebido assistência dos órgãos envolvidos no acidente. "Ninguém entrou em contato, ninguém se prontificou a oferecer ajuda. Ninguém."
Joselina da Silva, idosa atropelada por ônibus do transporte coletivo de Jundiaí (SP), teve ferimentos graves nos pés
Arquivo pessoal
Um caso semelhante ao de Joselina ocorreu com Maria Aparecida dos Santos Arruda, de 65 anos, também em Jundiaí.
Em fevereiro deste ano, a idosa foi atropelada enquanto desembarcava de um ônibus do transporte coletivo, no Jardim Esplanada. Segundo testemunhas, o motorista teria fechado a porta do veículo antes que a passageira concluísse a descida, o que a fez perder o equilíbrio e cair.
O acidente resultou na amputação de uma das pernas da idosa.
Maria Aparecida dos Santos Arruda, de 65 anos, precisou amputar uma das pernas após sofrer acidente enquanto descia do ônibus em Jundiaí (SP)
Arquivo pessoal
Em nota, a prefeitura informou que continua à disposição da família de Joselina e que está acompanhando o caso.
Já a Transurb declarou não possuir imagens do circuito interno de segurança do ônibus envolvido no acidente e afirmou que seu departamento jurídico está em contato com a família, prestando o suporte necessário.
Direito dos passageiros
Segundo o defensor público Fábio Sorge, as famílias de vítimas de acidentes envolvendo transporte público têm o direito de solicitar indenizações por danos morais e materiais.
"Quando a gente está falando do transporte público, a gente tem que entender o seguinte: primeiro, se a empresa, concessionária, teve algum tipo de responsabilidade, se teve alguma imprudência, negligência ou imperícia do motorista daquele transporte público que causou o acidente. Se este for o caso, a pessoa vai ter o direito de acionar judicialmente, tanto a empresa do transporte público, quanto a própria prefeitura daquele município para ter, então, reparados prejuízos que ela sofreu do acidente. Se, porventura, o acidente for causado por um terceiro, então a responsabilização será daquele terceiro que deu causa ao acidente", explica.
Mesmo com redução nos atropelamentos, acidentes com ônibus ferem gravemente duas idosas em Jundiaí (SP)
Rodolfo Trinquinato/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM