Maternidade Med Imagem renova Acreditação ONA nível 1
19/11/2025
(Foto: Reprodução) A Maternidade Med Imagem é a única com certificação da ONA 1 em Teresina.
Arquivo Med Imagem
A Maternidade Med Imagem passou por nova auditoria da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e teve renovado o certificado de Acreditação Nível 1, que reconhece instituições que cumprem padrões rigorosos de qualidade e segurança do paciente. A certificação chega justamente no Novembro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade e os cuidados integrais ao recém-nascido.
O reconhecimento da ONA destaca instituições que estruturam processos assistenciais seguros, padronizados e continuamente monitorados. Na Maternidade Med Imagem, diversas melhorias implementadas ao longo do ano contribuíram diretamente para o resultado.
Segundo Amanda Ribeiro, gerente de Práticas Assistenciais da unidade, as atualizações foram significativas. “A Maternidade Med Imagem mantém protocolos assistenciais sempre atualizados, ampliou o uso de checklists de segurança e aprimorou a identificação do paciente com pulseiras de código único, confortáveis e adequadas à pele sensível do recém-nascido. Também reforçou práticas já consolidadas, como o Projeto Canguru, o uso de redes de balanço na incubadora com objetivo de trazer mais conforto ao bebê e incentivo ao aleitamento materno.
A UTI da Maternidade Med Imagem é referência em acolhimento e atendimento especializado no Piauí.
Arquivo Med Imagem
No contexto do Novembro Roxo, a maternidade destaca que o cuidado ao bebê prematuro começa antes mesmo do parto, ainda no pré-natal. Amanda explica que a articulação entre equipes é uma das bases do cuidado seguro.
“Na Maternidade Med Imagem, o cuidado começa ainda no pré-natal. Há um alinhamento constante entre as equipes do ambulatório e da maternidade, garantindo que cada gestante e cada bebê sejam acompanhados de forma contínua. A transferência de cuidados é realizada de maneira estruturada, detalhando necessidades específicas como previsão de UTI neonatal, suporte de especialidades médicas no parto e avaliações de risco”, explica.
Ela acrescenta que, durante o processo de acreditação, foram aprimoradas estratégias fundamentais para a segurança do recém-nascido prematuro, incluindo a atualização dos protocolos de recepção na sala de parto, nutrição segura, práticas do Projeto Coala e manejo clínico inicial. No cuidado às gestantes de alto risco, também houve reforço dos protocolos de pré-eclâmpsia, vigilância materno-fetal, emergências obstétricas e parto seguro, com participação ativa da enfermeira obstetra durante todo o pré-natal, garantindo um cuidado integral e coordenado.
Humanização e vínculo com as famílias
A renovação do certificado também reflete o compromisso da Maternidade Med Imagem com o acolhimento e com a comunicação efetiva entre equipe, mães e familiares — fatores que fazem grande diferença na experiência de quem vivencia a prematuridade.
Para Amanda, o impacto é direto. “A renovação da acreditação reforça a confiança das famílias, garante processos mais seguros e melhora a comunicação entre equipe e pais. O cuidado humanizado é valorizado, fortalecendo a participação ativa dos familiares e aproximando ainda mais a relação entre profissionais, mães e bebês. Assim, o vínculo se torna mais sólido, acolhedor e colaborativo, finaliza.