LDO é sancionada e determina como prioridades a realização de concursos e investimentos em hospitais, escolas e estradas
05/12/2025
(Foto: Reprodução) Palácio Araguaia, em Palmas
Marcio Vieira/Governo do Tocantins
O governo do Estado sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026. A lei apresenta a organização do orçamento previsto para o próximo ano e destaca as prioridades que terão investimentos, como a realização de concursos públicos e obras na saúde e educação.
A LDO foi aprovada pela Assembleia Legislativa (Aleto) no dia 5 de novembro deste ano. O governo sancionou o texto sem vetos às emendas propostas pelos parlamentares. O documento está em um suplemento do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (4).
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
A lei diz respeito às metas e prioridades da Administração Pública Estadual, estrutura e organização dos orçamentos, diretrizes para a elaboração, execução e avaliação do orçamento do Estado, emendas parlamentares, entre outras determinações.
Clique e confira a LDO.
Conforme o governo, as prioridades da LDO foram construídas de acordo com o Plano Plurianual (PPA 2024-2027), com diretrizes debatidas com a participação da sociedade.
As prioridades e metas para o ano de 2026 dizem respeito aos seguintes temas:
Saúde e bem-estar;
Educação, ciência, tecnologia e inovação;
Segurança, assistência social e cidadania;
Desenvolvimento produtivo, economia criativa, emprego e renda;
Infraestrutura econômica e urbana;
Gestão pública e governança;
Meio ambiente e mudanças climáticas.
A LDO prevê, na saúde, a continuação das obras dos hospitais gerais de Araguaína e Gurupi, e do Hospital da Mulher e Maternidade. Também prevê a realização de 12 mil cirurgias eletivas e estudos para ampliação da rede.
LEIA TAMBÉM:
Assembleia aprova LDO com previsão de orçamento de R$ 17 bilhões para 2026
Na educação, estão dentro das prioridades a ampliação da Unitins, o que inclui atenção para expansão nos cursos de saúde. A gestão também pretende realizar estudos para reforma e reestruturação da Casa do Estudante dos municípios de Araguaína, Arraias, Gurupi, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis.
Na segurança, a primeira prioridade é a realização do concurso da Polícia Civil. Também pretende dar início aos estudos para a realização de concurso para a Polícia Penal.
Na parte estrutural, uma das metas é dar início às obras e serviços para duplicação da Ponte Governador Siqueira Campos, localizada na TO-080, além de pavimentar outras rodovias do estado.
Dentro da gestão pública, também deverá ter andamento os estudos para realização de concursos públicos do governo do Estado.
LDO com previsão de quase R$ 17 bilhões é aprovada pela Assembleia Legislativa
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.