Criança baleada por bala perdida em SP recupera movimentos apesar de projétil alojado nas costas; veja imagens
21/01/2026
(Foto: Reprodução) Criança baleada por bala perdida em SP recupera movimentos apesar de projétil alojado
Mateus, de 10 anos, baleado por uma bala perdida durante o réveillon na zona leste de São Paulo, voltou a caminhar e a realizar atividades do dia a dia mesmo com o projétil ainda alojado perto da coluna. O menino, que chegou a perder os movimentos do lado direito do corpo, surpreendeu a família e a equipe médica com a recuperação.
A noite de Ano Novo tinha acabado de começar quando a comemoração da família foi interrompida. À meia-noite e onze minutos, Mateus se preparava para soltar estalinhos com o pai na porta de casa quando caiu após ser atingido.
“Quando vi que ele estava sangrando, foi um desespero”, lembra o pai.
Mesmo consciente e ferido próximo à medula óssea, o menino tentou acalmar os pais: “Mamãe, papai, não se desespera não, que Jesus está comigo”.
Nove dias no hospital e risco de sequelas
Foram nove dias de internação, seis deles na UTI. Após a alta, Mateus não conseguia andar, perdeu movimentos do lado direito — inclusive da mão, já que é destro — e chegou a usar cadeira de rodas.
“Eu pensei que eu não ia voltar a andar”, diz ele.
Reabilitação intensa
Um mês e meio depois do acidente, o garoto iniciou um processo intenso de reabilitação, com avaliações ortopédicas e neurológicas, fisioterapia e terapia ocupacional.
Segundo médicos, a bala passou muito perto da medula, causando inflamação, mas não chegou a seccionar o nervo. Ela segue alojada em uma parte óssea da região.
Criança baleada por bala perdida em SP recupera movimentos apesar de projétil alojado nas costas
Reprodução/TV Globo
Recuperação surpreendente
Com o tratamento, Mateus voltou a caminhar, correr, dançar — e até andar de patins. Ainda apresenta monoparesia em uma mão, mas a melhora é consistente.
“É só a mão que está um pouquinho ruim, mas já está muito melhor”, afirma.
Investigação segue sem resposta
A Polícia Civil ainda não identificou de onde partiu o disparo. Enquanto isso, a família celebra o que considera um milagre:
“Ver ele hoje correndo e brincando, depois de vê-lo sem movimento no hospital… é muita alegria”, diz a mãe.
Mateus também agradece:
“Obrigado por todo mundo que orou por mim e me ajudou.”
Criança baleada por bala perdida em SP recupera movimentos apesar de projétil alojado nas costas
Reprodução/TV Globo
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
Depois de um grande susto, a esperança: a história do menino atingido por uma bala perdida na Zona Leste de São Paulo.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.