Clínica de estética é interditada em Suzano pela Vigilância Sanitária
06/11/2025
(Foto: Reprodução) Vigilância fecha clínica de estética no Centro de Suzano
Uma clínica de estética foi interditada nesta quarta-feira (5), em Suzano. Segundo a Vigilância Sanitária a unidade tinha irregularidades, como seringas e cânulas supostamente reutilizadas em diferentes pacientes, além de fios de endolaser e membranas de criolipólise. Todos materiais de uso único e descartável.
Segundo a Prefeitura, também foram identificados medicamentos de uso restrito a profissionais médicos e ambientes hospitalares, armazenados em desacordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Na unidade também foram apreendidos produtos injetáveis vencidos. Ainda de acordo com a Prefeitura, no momento da fiscalização, uma paciente havia acabado de realizar um procedimento estético de endolaser que é uma prática invasiva e restrita a profissionais habilitados.
A própria técnica em estética informou que tinha executado o procedimento se identificando como biomédica.
Outra cliente, que aguardava atendimento, relatou que seria submetida à escleroterapia, conhecida popularmente como “secagem de vasos”, também pela mesma profissional.
Durante a inspeção, os fiscais encontraram material publicitário afixado nas paredes com a imagem da responsável trajando jaleco e uma identificação como biomédica. Ao ser questionada, a profissional afirmou cursar biomedicina, mas apresentou apenas diploma técnico em estética. Apenas essa titulação a impede de exercer atividades exclusivas de biomédicos.
O responsável legal pela clínica alegou que os materiais supostamente reutilizados estavam apenas armazenados para descarte e que a profissional que executava procedimentos invasivos havia sido desligada dias antes da fiscalização.
Segundo ele, a empresa estaria em processo de contratação de uma nova colaboradora devidamente habilitada.
Apesar da justificativa, os fiscais constataram que os itens de uso único não estavam em recipientes apropriados para descarte e que havia medicamentos vencidos em locais de fácil acesso.
A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar as infrações que incluem crimes, como falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produtos terapêuticos e exercício ilegal da medicina ou de profissões correlatas. O caso será analisado e deverá contar com relatório técnico detalhado da Vigilância Sanitária.
O telefone da Vigilância Sanitária de Suzano para denúncia é o 0800-774-2007 ou 4745-2063.
Técnicos da Vigilância Sanitária fizeram vistoria em clínica de estética em Suzano
Reprodução/TV Diário
Assista a mais notícias