Ação ambiental em Fernando de Noronha apresenta livro infantil sobre tubarões e vida marinha para evitar incidentes
05/12/2025
(Foto: Reprodução) Ação ambiental em Fernando de Noronha apresenta livro infantil sobre tubarões
Pesquisadores do Projeto Ecotuba realizaram, na quinta-feira (4), uma ação ambiental na Praia da Conceição, em Fernando de Noronha (veja vídeo acima). O grupo, que estuda e monitora tubarões na ilha há mais de dez anos, distribuiu o livro Tubalina, obra que apresenta de forma leve e divertida o trabalho desenvolvido pelo projeto.
A ação teve objetivo de evitar incidentes com animais marinhos. A pesquisadora Mariana Rêgo, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), é uma das autoras do livro. Especialista em reprodução de tubarões no Projeto Ecotuba, ela explicou que Tubalina foi criado como uma ferramenta lúdica para apoiar a educação de crianças e jovens.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
O livro apresenta informações sobre tubarões e outras espécies, além de destacar a importância da conservação ambiental.
Lançado no continente em setembro deste ano, o livro foi apresentado pela primeira vez em Noronha. Tubalina também foi escrito pelos pesquisadores Paulo Oliveira e Mariana Azevedo, com ilustrações de Janilson Lemos.
Livro foi distrituído no praia
Ecotuba/Divulgação
Durante a ação, os educadores ambientais reforçaram orientações sobre boas práticas náuticas, como a proibição de alimentação de animais marinhos. A atividade também ampliou a divulgação do trabalho realizado pelo projeto.
O livro tem apoio do governo de Pernambuco e financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado (Facepe). A obra está disponível gratuitamente nas redes sociais do Projeto Ecotuba.
Crianças receberam o livro
Projeto Ecotuba/Divulgação
LEIA TAMBÉM:
Pesquisadores confirmam gestação de tubarões-tigre em Fernando de Noronha com exames de ultrassom
Pesquisadores alertam banhistas para evitar incidentes com tubarões em Fernando de Noronha
Ao todo, 25 exemplares foram distribuídos em barracas onde estavam crianças. A iniciativa buscou ampliar o alcance do projeto e incentivar o interesse dos jovens pela conservação marinha.
“É importante realizar ações como essa em Noronha para reforçar a necessidade de prevenir incidentes e conservar os animais. Pernambuco é o quarto lugar do mundo em registros de incidentes com tubarões. Queremos sensibilizar a população da ilha para que não ocorram incidentes em Fernando de Noronha”, explicou Mariana Rêgo.
Livro destaca tubarões e meio ambiente
Projeto Ecotuba/Divulgação
Ataques e incidente
Em Noronha, dois ataques de tubarão já foram registrados oficialmente. O primeiro aconteceu em dezembro de 2015, quando o turista Márcio de Castro Palma foi atacado e perdeu a mão e parte do braço direito.
O segundo caso ocorreu em janeiro de 2022. Uma visitante de 8 anos foi mordida por um tubarão e teve a perna amputada. Os dois ataques ocorreram na Praia do Sueste.
Em abril deste ano, uma turista de 22 anos, de São Paulo, ficou ferida na mão após um incidente com um tubarão em Fernando de Noronha. A jovem, que não teve o nome divulgado, foi atendida no Hospital São Lucas e sofreu apenas um ferimento leve.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) abriu uma investigação sobre a suspeita de alimentação irregular de tubarões.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
o